domingo, 20 de dezembro de 2009

Processo de criação, parte 1 - Como tudo começou ...


Da criação do roteiro à elaboração de um plano de direção


     O curta-metragem “Olhos de gato” foi produzido no período de agosto a dezembro de 2009 para as disciplinas de Teledramaturgia e Roteirização do curso profissionalizante de teatro do Conservatório Carlos Gomes com o objetivo de inserir a turma no conhecimento das etapas e da hierarquia de produção de um produto audiovisual, bem como para incentivar um artista que interprete e produza a própria expressão artística.

     A turma é bastante heterogênea. São onze alunos com idades que vão de 17 a 39 anos, a maioria na faixa dos 20 anos, com histórias de vida e maturidade diversas.

     O roteiro, escrito pela estudante Adriane Marques Fernandes, foi criado a partir do que cada um gostaria de interpretar como ator. Surgiram as seguintes propostas: o vilão psicopata, duas vilãs, a mocinha, a mulher idosa, os personagens cômicos e um que fosse clownesco (melodramático, chapliniano).

     Da proposta dos atores surgiram os personagens: Marco Aurélio, dono de uma boate, e  César Augusto, seu suposto irmão gêmeo; a mulher idosa, Guilhermina Mendonça, mãe de Marco Aurélio; a mocinha não tão boazinha, a cantora assassinada Bettina Müller; a mulher fatal, a dançarina Daisy Maranguelle; a vilã, a enfermeira Cleonice; os personagens cômicos Shyrley Marielly, prostituta, Dr. Eduardo, um advogado atrapalhado, e Dona Maria, moradora de rua; os detetives Orlando Ramos e Eva Collins; o personagem chapliniano Espírito de Luz e Sombras; uma segunda vítima do psicopata, Sarah Collins, irmã da detetive Eva; e a cantora Berenice Mignone, que aparece no final do curta-metragem.

     A partir do desejo de um dos atores de interpretar um psicopata, surgiu uma história policial de um serial killer cuja fixação é assassinar gêmeos. A direção do curta ficou a cargo da estudante Priscilla Amaral  (Cilla Amaral).


Bjs
Cilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário