quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MAIS ESSA AGORA ... (GALERA,OLHA ISSO)

Algumas dessas técnicas de sonoplastia também são utilizadas em filmes de curta e longa metragem e novelas. Poucos sabem que nem todos os sons que compõem uma cena são captados e editados separadamente. As vozes secundárias, por exemplo, são gravadas posteriormente. Em geral, os figurantes fingem que estão falando para não atrapalhar o desempenho da fala principal, que também pode ser regravada, de acordo com a determinação do diretor. Os barulhos de carro na rua também são eliminados de uma cena externa e acrescentados depois.
A trilha sonora é um outro elemento de uma produção midiática que é editada separadamente. Ela pode simplesmente ser pano de fundo para uma cena ou ser parte dela. No primeiro caso, o espectador quase não percebe que há uma música. Já no segundo, ela desencadeia emoção, criando, por exemplo, climas de tensão. Ao assistir ao filme Psicose, de Hitcock, sem som algum, todo o suspense da cena criada por esse mestre do cinema estará destruído. “A música é a manifestação artística em que se fundem mais intimamente as nossas necessidades fisiológicas e as necessidades superiores ao espírito” (ANDRADE, 1995: p. 50). Os instrumentos são utilizados de acordo com a tensão provocada por seus ritmos.
Os tambores e clarins sabem criar um clima dramático: guerras, vinganças e assassinatos. O rolar dos tambores pode sugerir tempestades, terremotos ou uma seqüência de catástrofes. As harpas, os órgãos e os alaúdes evocam com seus sons todas as visões celestiais ou sobrenaturais possíveis: o paraíso, os anjos ou as fadas-madrinhas, os violinos e os violoncelos sugerem instantes de amor e intimidade (MARCHAND, 1994: p.18).
Enfim, uma produção cinematográfica envolve várias captações de som, que são mixados no acabamento final. Para isso, há um estúdio onde os atores secundários gravam suas vozes e onde os ruídos que precisam ser restaurados são reproduzidos. Geralmente, os ruídos de tiros, carros e objetos sendo derrubados são sempre adicionados depois que a cena é gravada. Para saber o que necessitará ou não de retoques, o diretor e os responsáveis pela sonoplastia assistem a tudo e anotam o que em cada cena precisa de mais destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário